José Maria Tapajós anuncia saída do PMDB e possível ingresso no PHS
O ex-prefeito de Santarém e ex-Vereador por seis mandatos, José Maria Tapajós, anunciou no início da tarde desta quarta-feira, 02, que deixará o PMDB, partido pelo qual militou durante mais de 20 anos. O motivo da decisão, segundo ele, foi para que possa ter uma garantia de concorrer às eleições de 2014 para Deputado Estadual.
“No PMDB a candidatura ficaria muito difícil pelo presidente estadual entender que em Santarém só poderia ter um candidato”, declarou José Maria.
Após sair do PMDB, José Maria irá se filiar no Partido Humanista da Solidariedade (PHS), na próxima sexta-feira, 04. Ele garante que virá nas eleições de 2014, como candidato a uma das cadeiras da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa).
Para analistas políticos, o atual deputado estadual Antônio Rocha deve vir como candidato à reeleição no ano que vem, o que poderá ter sido um dos motivos da saída de José Maria do PMDB.
Um caso parecido, segundo fontes, ocorreu em 2010, quando o vereador Maurício Corrêa, que hoje é filiado PSD, pertencia ao PMDB. Na época, Mauricio planejava disputar a eleição para Deputado Estadual, mas foi impedido por “medalhões” do PMDB.
Recordista de mandatos de Vereador em Santarém, José Maria Tapajós precisará de algo em torno de 25 mil votos, para se eleger, para deputado estadual, nas eleições de 2014.
No ano passado, o ex-Vereador concorreu ao cargo de Prefeito. Ficou em 3º lugar, entre os 5 candidatos na disputa, com 21.155 votos.
Fonte: RG 15/O Impacto