quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Veja o desabafo de um funcionário da saúde de Belterra. 2 meses e 15 dias de salário atrasado.







Até quando profissionais da área de saúde vão ter que trabalhar em dois, três empregos para galgarem salários melhores, para garantir condições melhores de vida para seus familiares? Até quando estes profissionais vão ter que se submeter, estressar, arriscar e se aventurar correndo de moto, carro... para chegarem atrasados nos seus plantões, e assumirem os cuidados à número excessivo de pacientes?

Há quem diga que  Belterra paga muito para os profissionais da saúde, eu digo que esta instituição paga  não paga o que é digno e justo!

Estudamos muito e continuamos nos aprimorando, capacitando, porque amamos o que fazemos, com orgulho nos engajamos sempre em prestar a melhor assistência ao paciente.

Até quando? Auxiliares, técnicos enfermagem, enfermeiros, auxiliares de limpeza, nutricionista, fisioterapeutas, assistentes sociais, samuzeiros, técnicos farmácia. Equipes multiprofissionais em geral vamos continuar sem reconhecimento, valorização  empregatícias e nossos ilustres governantes?

Todas as categorias profissionais são de suma importância, não desrespeitando ou desmerecendo os médicos, porém, não se faz medicina e assistência ao paciente apenas com médico! Como citado na Carta aos Brasileiros do Comitê Nacional de Mobilização das Entidades Médicas (CFM/ AMB/ FENAM/ ANMR), apenas com médicos não se resolve os problemas do atendimento e nem se assegura uma assistência ao paciente, são necessários vários profissionais que em conjunto prestem cuidados dignos e eficazes contando com mais leitos UTI e sem falta de medicamentos, materiais e exames diagnósticos.

“É humilhante, vergonhoso que profissionais da área da saúde de Belterra, fiquem com 2 meses e 15 dias com seus vencimentos atrasados, o que queríamos mesmo era estar trabalhando, prestando assistência ao paciente, com nossos salários em dia..

Até quando nós da saúde vamos ser desvalorizados, não reconhecidos? Muitos estão fazendo novos cursos em outras áreas! Será que chegará o tempo que cada um de nós teremos que cuidar dos nossos entes queridos, sem contar com profissionais da área da saúde?... Será que chegará o tempo que faltarão estes profissionais no mercado de trabalho?

Somos todos iguais e tenho orgulho por ser gente que cuida de gente!

Não são todas as pessoas que tem o dom de cuidar do enfermo, façamos uma reflexão à respeito