segunda-feira, 16 de junho de 2014

Queima do Alho: tradição sertaneja na Festa do Peão

Prato é novidade nesta edição da Festa do Peão e aumenta ainda mais a variedade gastronômica do evento

Além dos tradicionais lanches de pernil e calabresa, a Festa do Peão Boiadeiro de Americana traz em sua 28ª edição mais um atrativo gastronômico, a tradicional 'Queima do Alho', prato que teve origem entre os boiadeiros de diversos estados brasileiros.
"Queima do Alho"_Portal liberal.com.br
"Queima do Alho" é uma das novidades gastronômicas da Festa do Peão neste ano
Guilherme Magnin/O Liberal
Segundo o responsável pelo estabelecimento que comercializa o prato, Milton Kilner, a 'Queima do Alho' consiste na combinação de arroz de carreteiro, feijão gordo e paçoca de carne.

"Os boiadeiros levavam as boiadas de um lugar para o outro e eram grandes distâncias no passado. O cozinheiro, que normalmente era alguém que cozinhava de tudo, ia na frente para preparar as refeições do pessoal. Antes de fazer a comida, ele queimava o alho para preparar os pratos, queimava no chão mesmo, e daí veio o nome de Queima do Alho", explicou Kilner.

Para Márcia Pio, cozinheira do estabelecimento, a novidade tem agradado aos participantes da Festa do peão de Americana. "É nossa primeira vez neste trabalho, fazíamos antes para nós mesmo, mas nunca para vender assim. Ninguém sabia desta novidade e a procura está sendo muito boa, pois acho que a comida sertaneja está em extinção", enalteceu Márcia.

Nenhum comentário: