sábado, 9 de maio de 2015

Dias das Mães

Mãe, você é um exemplo de mulher: conselheira, amiga, companheira, exemplo de amor e persistência. Por isso é mais que merecido que exista um dia para te homenagear.
Quero aproveitar esse segundo domingo de maio para lembrar que eu te amo, e sobretudo, agradecer a Deus por ter me colocado em seu ventre. Obrigada por estar ao meu lado quando preciso chorar e por me fazer sorrir logo em seguida.
Você é a prova de que amor incondicional existe. Desculpe as minhas falhas e aceite as minhas palavras como celebração deste dia

quinta-feira, 7 de maio de 2015

DA A LOUCA NO MEDICO DE BELTERRA. DR. MACEDO FAZ DESABAFO, POR ESTAR PERDENDO ADEPTOS.


Não me peça emprego, não me peça dinheiro nem bens materiais, mas tenho minha amizade pra t oferecer, e usar o dom q Deus me deu, pra t dar uma coisa mais importante q tudo, q é a sua vida. A minha amizade pode valer a sua vida.


moradores da cidade de Belterra, começaram a ligar para o blog, e relatar o que o Medíco de Belterra, disse nas redes sociais. As palavras a cima dão conta que, quem ão for seu amigo pode morrer. Ou seja não peça dinheiro e nem emprego, a unica coisa que pode oferecer e o dom de Deus. Moradores revoltados da estrada 4, entraram em em contato, dizendo que isso e uma falta de ética.
Se uma pessoa morrer? Não vão na casa dele, ele não vai dar o caixão.
Se seu filho, precisar de comprar um remédio? Não vão ele não vai dar dinheiro.
Se você esta desempregado? Não peça emprego ele não vai dar.
Se você precisar de uma passagem de ônibus para ir a santarém? Não peça ele não vai dar.
se você precisar de uma ajuda para sua comunidade? não peça ele não ajuda.

Então, segundo nosso informante, o dr. Macedo, não esta dormindo em paz, e esta revoltado por ter sido cercado de falsos amigos. Segundo ele amigo, não pode pedir nada, a não ser uma consulta.

PREVISÕES PARA DO PAI CABOQUINHO DE OGUM


Caboco nascido na ilharga de Alenquer com Óbidos, foi criado no famoso terreiro kêtu-nagô da Bahia – Pai Caboquinho reside atualmente em Belém no bairro do Jurunas Parazinho, na rua Roberto Camilier – O Blog fez uma consulta sobre as políticas para 2016 no Pará e o Pai de Santo, que nos enviou via e-mail suas previsões para divulgação - tudo são previsões do jogo de cartas e dos búzios, com chances reais de acontecerem ou não - depende da fortaleza do terreiro do Caboquinho de Ogum. 

DR. MACEDO – Caboquinho é curto e grosso, - diz que se o Medico, esta sofrendo por algum transtorno, espiritual, sua carreira politica esta quase para encerrar e virar um icone em Belterra. Pai caboquinho afirma que essa terça feira passada dia 05 pela oite, a lua de jupter não estava alinhada com a cidade das mil maravilhas, que logo logo, pode ocorrer, uma mudança na numerologia passando para 55 , pois os búzios não andam muito de bem com ele.

SARAVÁ!!!!!!



















domingo, 3 de maio de 2015

Empresario Paulo Barrudada, acreditou no conto de fadas, e acabou perdendo mais de 3 mil reais.




O empresário Paulo Barrudada,  desenvolveu através de sua empresa, uma ação de responsabilidade social na região, de Belterra, arcou com todas as despesas para que fosse publicado no DOU (Diário Oficial da União) a legalização dos concursados da prefeitura de Belterra . So que não pensava que podia ser lesado, acreditando co conto  '"ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS" arcou sozinho com mais de 3 mil reais. 
Acontece que quando, ninguém sabe, o que, ou quem, e a ALICE. O empresario esta furioso de ter jogado o dinheiro na lama. Fontes seguras do empresario  garantem que dinheiro não da em árvore. 
Logo na entrada na Dilma Serrão do PT, a mesma não perdeu tempo e baixou a caneta e anulou toda a frescura, e macumbaria feita pela "ALICE""
Veja o documento a baixo
O ex prefeito Macedo DEM, que assumiu a vaga da petista, não tem a menor condição de gerenciar uma bodega, ficou refém de oportunistas, demitiu todo o primeiro escalão da administração anterior, ficando ele, a esposa que adora mandar e seu advogado, que tentava dar um rumo para uma administração, sem nada para administrar. após a decisão do TSE, a novamente prefeita, matou um boi e fez churrasco para comemorar com os lariquentos do seu partido, enquanto os simpatizantes do já ex-prefeito ficaram na frente da prefeitura com fome sentido o cheiro do churrascão do PT. Macedo, que o relógio não para de girar, até chegar a hora de expulsar o caboclo da prefeitura belterrense, foi almoçar uma suculenta galinha caipira e deixou sua turma com fome na frente da prefeitura - eles não contaram conversa foram na beirola da babugem do churrasco petista.
Com tudo isso. Quem perde e povo. Os concursados?? Foram esquecidos. Aguá em Belterra? So quando cai do seu...

Ainda bem que meu patrão não caiu no conto de fadas.

Com tantas incertezas em Belterra, o Blog foi consultar os orixás. Que teve algumas previsão para Belterra.

PREVISÕES PARA BELTERRA DO PAI CABOQUINHO DE OGUM


Caboco nascido na ilharga de Alenquer com Óbidos, foi criado no famoso terreiro kêtu-nagô da Bahia – Pai Caboquinho reside atualmente em Belém no bairro do Jurunas Parazinho, na rua Roberto Camilier – O Blog fez uma consulta sobre as políticas para 2016 no Pará e o Pai de Santo, que nos enviou via e-mail suas previsões para divulgação - tudo são previsões do jogo de cartas e dos búzios, com chances reais de acontecerem ou não - depende da fortaleza do terreiro do Caboquinho de Ogum. 


 DILMA SERRÂO – Caboquinho confirma Dilma  como prefeita chegara a 10 salários atrasados, mas faz ressalvas se caso  o DEM ajuda-la depois de esgotar todas as possibilidades na justiça, poderá apoiar o PT. E comer no mesmo prato, como antes– o Pai de Santo diz que os búzios não confirmam em hipótese nenhuma, Dr.Macedo como Prefeito de Belterra, em nenhuma configuração, aparece nas cartas e nos búzios - Há também uma revelação de que Dilma em 2016 pode ter problemas de saúde, mas nada grave, depende da lua em que ocorrer a doença, um novo amor está nascendo, vai depender se o prefeito querer. vamos aguardar! 


 DR. MACEDO – Caboquinho é curto e grosso, - diz que se o Medico vier para eleição  para prefeito em 2016, perderá de novo e  se o filhote do Jader tiver o apoio do PT, ele perde a parada e feia, mas se ele vier ao lado de chapadinha, pode ter certeza que a maré vai leva-lo para morrer na praia - Caboquinho faz algumas observações sobre a saúde da filhote "ALICE", afirmando que em 2016 ela deve se cuidar bem mais, pois os búzios não andam muito de bem com ela, Pai Caboquinho garante que ele não vem  candidato a prefeito- os búzios dão duas opções, ou ela sai da política, ou sai da política ... Vamos aguardar!


 GERALDO PASTANA – IRA voltar para a prefeitura para ajudar Dilma,  se ele vier candidato, apesar de que os búzios dizem, que Pastana ‘não’ vem mais para governo, mas apontam Pastana como cabo eleitoral em 2016, com o Pastana ou com outro, ou  sei la quem ou com outro candidato – As cartas já dizem que Pastana deve ser o próximo cabo eleitoral  de Belterra, só não será se ele não quiser, mas a vaga é dele – E tem mais, Caboquinho confirma que em 2016, Pastana está livre de todos os processos que responde, ele até o fim de 2015, vai se livrar de tudo.... Vamos aguardar!  


 ● PREVISÕES PARA BELTERRA  EM 2014 – DILMA deve se cuidar, tomar um banho de sal grosso com arruda e rezar 10 Ave Marias de joelho, 2014   pode apanhar em qualquer evento da cidade, pois vaiada ja está sendo, não está aparecendo como um bom ano para a sua administração... Vamos aguardar! 

 ●  VEREADOR SERJÃO DO DEM.– “Ele é um guerreiro, pois é regido por Oxossi e Iansã”. Para seu terceiro ano como vereador, ele acredita que haja uma aceleração em diversas atitudes, que o farão querido entre os DEMISTAS, . “Ele vai precisar  se mexer, mas acima de tudo, tem como meta cumprir o prometido na época de campanha e vai buscar isso”,  revelou..... Vamos Aguardar.

 ●  Edna Carneiro. Ao consultar os búzios, Pai CABOQUINHO  afirma que  “Existem macumbas fortíssimas contra ela em Belterra, mas elas batem e ficam por conta dos orixás. Garantiu o pai de santo, que se propôs a fazer uma “limpeza”, com sal grosso, pó de café e folha de louro,açúcar mascavo, e galinha preta, pinga, e limão caetano.  A saúde delea deve ser monitorada antes do fim de dezembro . “Canja de galinha preta de oxu lamanda nunca fez mal a ninguém”. Pai Caboquinho afirma que ela precisa ser benzinda rapidamente que algo muito do mal de zinza pode acontecer.

● SARAVÁ! Pai Caboquinho de Ogum deseja para todos um Feliz Aniversario de Belterra  e se despede com três Ave-marias, beijos em Iemanjá e a certeza de muita paz para todos os belterrenses , que em 2016 venha com tranquilidade e com fartura na mesa de todos nós - ninguém pode brincar com as coisas do além, é o que avisa o Pai de Santo. 








sábado, 14 de março de 2015

Alunos de Belterra passam fome em sala de aula.

Nada justifica uma criança passar fome. Não é justo castigá-la a ela." A crítica é de Teresa Francisco, mãe de uma criança de cinco anos 


Pais de crianças que estudam nas escolas do município continuam enviando aos veículos de comunicação local – mas tem gente que não publicou uma linha – mensagens com sua revolta (uns beiram o desespero) por causa da falta de merenda escolar nas unidades de ensino mantidas pela Prefeitura de Belterra. Mais uma escola, desta vez da comunidade do PORTO NOVO, suspendeu o almoço para as crianças de 04 a 08 anos,  a situação só vem se agravando. Para que alguma providência fosse tomada, vereadores do PT, como o vereador Willames..
Os pais denunciam ainda que, ao contrário da propaganda feita pela Prefeitura, alardeando “o maior programa de alimentação escolar do País”, ou as principais refeições das crianças foram cortadas, como por exemplo almoço e café da manhã, ou as crianças são obrigadas a comerem o que ainda tem, alimentos pobres em vitaminas e proteínas, e ricos apenas em carboidratos como arroz e macarrão. O peixe e o frango, por exemplo, sumiram da alimentação das crianças. E, enquanto o prefeita de Belterra, Dilma Serrão, vai vendendo em sua propaganda oficial a imagem de “uma cidade encantada”.
E o mais revoltante, como dizem os próprios pais dessas crianças, é que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e seu secretário Luciano – aquele que é ex tudo, e eterno assessor de de Dilma Serrão – é que a justificativa para as crianças estarem passando fome são problemas burocráticos e judiciais referentes à licitação para a compra de merenda escolar. Mas, é só ler o Diário Oficial do Município para dar de cara com dispensas de licitação que vão desde a contratação de bandas para festas da prefeitura.
Mais outro problema 


Juntar turmas de diferentes anos do Ensino Fundamental para estudar em uma mesma sala de aula parece coisa do século passado, mas não é. As classes multisseriadas ainda são realidade em quatro escolas. Mas engana-se quem pensa que o ensino é prejudicado em função da junção de turmas. A dedicação dos professores acaba superando a principal barreira enfrentada: a falta de infraestrutura.
Para chegar na maioria das escolas isoladas é preciso encarar a estrada de chão, já que ficam em pontos afastados da cidade, nas comunidades do Portoa,  Novo, Piquiatuba, Prainha. Os problemas estruturais já começam por aí, com as condições precárias de algumas estradas. Em Itauari, por exemplo, é preciso andar alguns quilômetros a mais em função de uma ponte que está em obras.
Chama a atenção em boa parte dos educandários a falta de espaço para biblioteca, que é substituída por estantes ou armários com livros. Além disso, as classes muitas vezes não são adequadas para a idade dos alunos, faltam quadras de esportes e as salas de informática geralmente têm poucos computadores para suprir a demanda.
— Um dos nossos principais problemas é a falta de uma sala separada para informática, porque quando tem aula eu preciso sair e ir trabalhar em outro local. Os professores também não têm espaço para fazer intervalo e acabam usando um cantinho na sala de aula — comenta.
Secretaria afirma que escolas estão integradas à rede
O secretário de Educação Luciano, comenta que as escolas multisseriadas ou isoladas, são unidades de pequenos porte com poucos alunos, por isso têm uma infraestrutura física menor.
Professores relatam dificuldades na adaptação
A principal dificuldade relatada pelos professores que atuam nas escolas isoladas  é em relação aos diferentes níveis de aprendizagem que existem entre os alunos de turmas multisseriadas. A professora Juliana, conta que teve bastante resistência até se adaptar a esse modelo de ensino, pois precisou enfrentar a indisciplina dos estudantes.
— A questão dos conteúdos é bem diferenciada. Hoje, em 70% das vezes consigo conciliar os assuntos, mas em outras é necessário separar a turma por nível de dificuldade. Tive que aprender a lidar com essa diversidade e com a indisciplina — argumenta.
Para a professora, Jaqueline, um dos problemas desse modelo é que o professor, muitas vezes, não consegue dar atenção a todos. Mas, segundo ela, as turmas multisseriadas também tem vantagens: já que os estudantes vão assimilando conteúdos mais adiantados.

sábado, 7 de março de 2015

BOLSA FAMÍLIA. E SEUS HERDEIROS DE BELTERRA.

Entenda como funciona o Bolsa Família.

curugito a coruja que sabe de tudo.

Umas das principais bandeiras dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, o programa de transferência de renda Bolsa Família entrou na pauta eleitoral de 2014.
O anúncio do reajuste de 10% em cadeia nacional, feito às vésperas do 1º de maio pela presidenta Dilma Rousseff, e as críticas de seu opositor Aécio Neves – de que o aumento é insuficiente e não atende às recomendações das Nações Unidas sobre o combate à pobreza - mostram que o benefício dado pelo governo federal será alvo de debate e disputa durante a campanha eleitoral. Recentemente, o cantor Ney Matogrosso também desqualificou o governo, ao tecer críticas ao programa social.
O que é o Bolsa Família?O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza do País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação brasileiros com renda familiar per capita inferior a 70 reais mensais.
Qual o valor que cada família recebe e como ele é calculado?O programa oferece às famílias quatro tipos de benefícios: o Básico, o Variável, o Variável para Jovem e o para Superação da Extrema Pobreza.
O Básico, concedido às famílias em situação de extrema pobreza, é de 70 reais mensais, independentemente da composição familiar. Já o Variável, no valor de 32 reais, é concedido às famílias pobres e extremamente pobres que tenham crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos, gestantes ou nutrizes, e pode chegar ao teto de cinco benefícios por família, ou seja 160 reais. As famílias em situação de extrema pobreza podem acumular o benefício Básico e o Variável, até o máximo de 230 reais por mês.
O benefício Variável para Jovem, de 38 reais, é concedido às famílias pobres e extremamente pobres que tenham adolescentes entre 16 e 17 anos, matriculados na escola. A família pode acumular até dois benefícios, ou seja, 76 reais.
Já o para Superação da Extrema Pobreza é concedido às famílias em situação de pobreza extrema. Cada família pode ter direito a um benefício. O valor varia em razão do cálculo realizado a partir da renda per capita da família e do benefício já recebido no programa.
As famílias em situação de extrema pobreza podem acumular o benefício Básico, o Variável e o Variável para Jovem, até o máximo de 306 reais por mês, como também podem acumular um benefício para Superação da Extrema Pobreza.
Qual o máximo que uma família já recebeu?O benefício do Bolsa Família é variável, uma vez que é pago o valor suficiente para que uma família possua uma renda per capita mensal mínima de 70 reais (77 reais, a partir de junho de 2014).
No entanto, um dos valores mais altos pagos a uma família, de 19 membros, foi de 1.332 reais. A quantia repassada pelo Bolsa Família, no ano de 2012, teve valores combinados através do Brasil Carinhoso.
Quais as contrapartidas que a família precisa dar?Na área de saúde, as famílias devem acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento médico. Quando gestantes ou lactantes devem realizar o pré-natal e o acompanhamento de sua saúde e do bebê.
No que diz respeito a educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar matriculados e ter frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.
Na área de assistência social, crianças e adolescentes com até 15 anos em risco ou retiradas do trabalho infantil devem participar dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e obter frequência mínima de 85% da carga horária mensal.
De que maneira as contrapartidas são checadas?Cabe ao poder público fazer o acompanhamento gerencial para identificar os motivos do não cumprimento das condicionalidades. A partir daí, são implementadas ações de acompanhamento das famílias em descumprimento, consideradas em situação de maior vulnerabilidade social.
A família que encontra dificuldades em cumprir as contrapartidas deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) ou a equipe de assistência social do município.
Caso não tome nenhuma dessas atitudes, corre o risco de ter o benefício bloqueado, suspenso ou até mesmo cancelado.
Em um primeiro momento, foi criado um complemento do benefício do Bolsa Família, que garante que todos os beneficiários tenham uma renda mensal de pelo menos 70 reais, saindo da situação da extrema pobreza. Atualmente, entretanto, esse complemento foi estendido para as famílias com crianças e jovens de até 15 anos e a todas as famílias em situação de extrema pobreza.
Segundo o governo, entretanto, hoje não é mais possível considerar que o complemento do Bolsa Família para famílias em extrema pobreza seja parte do Brasil Carinhoso. Ele é nominado como complemento do Brasil Sem Miséria.
Recentemente, a presidenta Dilma Rousseff anunciou um reajuste de 10% no Bolsa Família. Como ele será feito?De acordo com o Decreto nº 8.232, de 30 de abril de 2014, esse aumento terá efeitos a partir de 1º junho de 2014. Assim, o programa passará a atender famílias que tenham renda mensal por pessoa de até 77 reais (extrema pobreza) e famílias com renda per capita entre 77,01 reais e 154 reais (pobreza), desde que, nesse caso, haja crianças, adolescentes, gestantes ou nutrizes.
Assim, os valores mensais pagos às famílias também terão aumento. Enquanto o benefício Básico passa a ser de 77 reais, o Variável aumentará para 35 reais e o Variável Jovem passa a ser 42 reais. Já o para Superação da Extrema Pobreza terá aumento caso a caso, pois deverá ser concedido para famílias que, mesmo após receber os demais benefícios do Bolsa Família permaneçam com renda por pessoa de até 77 reais.
O que garante o Bolsa Família? Uma lei?O Bolsa Família foi criado por meio da Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004. Sua regulamentação se deu por meio do Decreto nº 5.209, de 17/09/2004.
 Como o programa poderia vir a se tornar um direito constitucional?
Criado para atender aos direitos sociais expressos no artigo 6º da Constituição (a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados), o Bolsa Família não é um direito constitucional. No entanto, projeto de lei do pré-candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, prevê que o programa seja incorporado à Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) com objetivo de assegurar o benefício como política pública. Já o presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, prometeu incluir mais famílias no benefício do governo federal.
Na forma da Lei n.º 10.836/2004 e do Decreto 5.749/2006, o "Bolsa Família" é um programa de transferência direta de renda, mediante condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.
Infelizmente, não são raros os casos de fraudes no recebimento do "Bolsa Família". Essas condutas fraudulentas são vedadas por lei, podendo os que as praticam incorrer, pelo menos, em dois tipos distintos de crime: falsidade ideológica e estelionato qualificado – claro que, dependendo da situação fática, podem ocorrer outros crimes em relação à percepção ilegal do "Bolsa Família", tais como falsidade de documento público ou particular, formação de quadrilha, etc.
Há falsidade ideológica quando se omite em documento público ou particular declaração que nele devia constar, ou quando nele se insere declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita, visando alterar verdade sobre fato jurídico relevante (art. 299 do Código Penal).
É o que acontece quando o candidato ao "Bolsa Família" declara falsamente uma renda ou omite bens que possui, tudo visando obter o benefício. A pena prevista para tal crime é de 01 a 05 anos de reclusão, e multa, quando o documento é público.
Há estelionato qualificado quando se obtém a vantagem ilícita por meio fraudulento em detrimento de entidade de direito público (artigo 171, § 3º, do Código Penal), o que ocorre quando o candidato ao "Bolsa Família", após falsear os dados do cadastro, efetivamente percebe do poder público os valores do benefício.
Como o recebimento ilegal do "Bolsa Família" frauda a União, que arca com o pagamento do benefício, a competência para julgar os crimes decorrentes será da justiça federal, e a investigação criminal fica por conta da Polícia Federal.
Os crimes de falsidade ideológica e estelionato em relação ao "Bolsa Família" são de extrema gravidade, porque lesam financeiramente uma sociedade já empobrecida, como é o caso da brasileira. O dinheiro de benefícios pagos indevidamente poderiam ser utilizados para atender famílias que realmente preencham as condições para percepção do "Bolsa Família", ou então para outras finalidades sociais.
Aprendeu? como funciona o BOLSA FAMÍLIA?
Então vamos para a cidade de Belterra, será que existe alguém que recebe o bolsa família mais de 300 reais por mês? valor esse que ja seria errado. vamos la citar nomes que estão na lista do BOLSA FAMÍLIA, e divulgar a tal fraude. Nome e quanto cada um recebe. Como sei que muitas pessoas podem pensar que isso não passa de uma ilusão todos os nomes destas pessoas e valores de recebimento de cada mês.  esta disponível no SIT http://dadosbrasil.org/bolsafamilia/cidade/dados/pa/belterra/




Adriano Sanches dos Reis: R$:386,00

Antonieta Silva da Silveira R$:464,00

Alcilene de Sousa Pacheco R$:550,00

Antonia Lima de Souza R$:694,00

Eliana Freitas Nogueira:R$: 694,00

Eliane Alves Fernandes:R$: 804,00

Ná próxima semana o BLOG ira revelar quem são essas pessoas. Caso alguém, não conheça pelo nome. E principalmente essa que recebe mais de um salário MINIMO.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Governo desiste de usinas na Amazônia Em 2013, estavam previstas sete grandes usinas na região; agora, há apenas um projeto



O perfil das usinas cadastradas para o próximo leilão de energia, marcado para 30 de abril, reflete a crescente dependência da geração térmica para suprir a demanda nacional. E também escancara uma realidade que atormenta o governo e o planejamento do setor elétrico: a incapacidade de licitar grandes projetos hidrelétricos na Amazônia.
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu inscrições de 91 projetos de novas usinas para o leilão conhecido como “A-5″, modalidade usada para contratar empreendimentos que entrarão em operação daqui a cinco anos. Desse total, apenas sete são hidrelétricas – nenhuma delas na Amazônia.
Anualmente, a EPE prepara o chamado Plano Decenal de Energia, documento que lista os projetos de energia que deverão entrar em operação nos próximos dez anos. Até dois anos atrás, o planejamento previa pelo menos sete grandes hidrelétricas para a Amazônia, empreendimentos que ultrapassam 13 mil MW de potência e tinham previsão de serem viabilizados até 2020. No plano decenal deste ano, restou apenas uma dessas usinas na lista, a hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Rio Tapajós. Sem licença ambiental, São Luiz ficou de fora do leilão de abril.
“Colocamos no leilão os projetos que têm condições de realmente participar do leilão, apesar de só Itaocara ter licença neste momento”, disse o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, ao Estado.
“Estamos entrando com outras fontes. Temos visto que as usinas térmicas são importantes para compensar as outras fontes variáveis, como eólica, solar e a própria hídrica. O importante é que o suprimento não será afetado. Vamos diversificar mais a matriz elétrica, mas o abastecimento está garantido”, acrescentou.
O leilão “A-5″ é o que tem o maior prazo para construção, usado justamente para viabilizar obras complexas e de grande porte. Não é o que se vê na lista dos projetos hidrelétricos que pediram habilitação à EPE.
Muito longe da Amazônia, é no Paraná que se concentram quatro candidatas ao leilão: as hidrelétricas de Apertados e Ercilândia, no Rio Piquiri; e de Telêmaco Borba e Tibagi Montante, no Rio Tibagi. As outras três usinas estão previstas para Minas Gerais (Davinópolis), Tocantins (Perdida 2) e Rio de Janeiro (Itaocara).
Para complicar ainda mais a situação, apenas o projeto fluminense de Itaocara tem, neste momento, licença prévia ambiental – documento obrigatório para qualquer hidrelétrica que queira participar de um leilão de energia. A menos de três meses para a realização da concorrência, são pequenas, portanto, as possibilidades de esses projetos estarem prontos a tempo de entrar no leilão.
A frustração da geração hidrelétrica fica ainda mais evidente quando verificada a potência total oferecida por esses empreendimentos. Se as sete usinas fossem contratadas em abril – hipótese difícil de ocorrer -, o leilão somaria apenas 649 megawatts (MW) de geração hidrelétrica.
Isso é praticamente a potência de uma única turbina de Belo Monte, a mega-hidrelétrica em construção no Rio Xingu, no Pará, no coração da Amazônia.
Lava Jato. A complexidade ambiental não é a única dificuldade enfrentada pelo governo para tirar do papel grandes hidrelétricas. Na avaliação do presidente da consultoria especializada em energia Comerc, Cristopher Vlavianos, os novos projetos também estão ameaçados por causa de dificuldades financeiras e envolvimentos com esquemas de corrupção no entorno das principais empreiteiras do País.
Essas empresas participam hoje de praticamente todas as grandes obras de energia, seja como sócias ou como prestadoras de serviço. “Essas complicações envolvem ainda um cenário ruim para tomada de crédito, sem contar o alto risco desses projetos. É difícil imaginar o apetite do investidor para entrar em projetos que, muitas vezes, parecem aventura”, diz.
Fonte: Estadão

Alexandre Vom estabelece Decreto diretrizes sobre embarcações em Alter do Chão





O prefeito Alexandre Von baixou, neste sábado (14), um decreto que estabelece diretrizes sobre a circulação e permanência de embarcações e animais domésticos na vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará. De acordo com a prefeitura, o Decreto nº 055/2015 é uma medida emergencial, em virtude do aumento recente de casos de doenças de veiculação hídrica e/ou alimentar na vila balneária.
O documento proíbe a ancoragem e a circulação de embarcações, inclusive balsas e catamarãs, que despejem seus resíduos diretamente nas águas onde navegam, em toda a extensão compreendida da Praia do Cajueiro, orla, Ilha do Amor e Lago Verde; e estabelece que a Praia do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no trecho entre as Ruas Pedro Teixeira e Lauro Sodré, será o local de atracação de embarcações. Também está proibido o transporte, a circulação e a permanência de animais domésticos nas praias da vila.
O Decreto, também, determina que as Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Mobilidade e Trânsito e Infraestrutura, desenvolvam ações efetivas para a execução e fiel cumprimento das medidas, inclusive buscando o apoio institucional da Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros órgãos afins.
Segundo a prefeitura, estão sendo desenvolvidas ações de saúde em Alter do Chão, como: vacinação de crianças menores de 02 anos; realização de palestras educativas e prestação de informações, à comunidade escolar e à população em geral, sobre os riscos à saúde e formas de prevenção das doenças de veiculação hídrica ou alimentar; monitoramento da água para o consumo humano em pontos estratégicos da Vila; coleta de material biológico para confirmação ou descarte de casos suspeitos de hepatite A; coleta de material biológico em indivíduos pertencentes a grupos estratégicos para detecção de casos ocultos; realização de curso de manipulação de alimentos para os profissionais de bares e restaurantes; distribuição de hipoclorito de sódio e orientação à população quanto a utilização do produto; vistoria em estabelecimentos sujeitos à fiscalização sanitária; e captura de animais errantes.

Ainda de acordo com a prefeitura, os laudos emitidos no dia 15 de janeiro, pela Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), atestam a satisfatoriedade da água no microssistema de abastecimento da vila de Alter do Chão, tanto na caixa de concreto quanto na caixa de fibra, comprovando a ausência de coliformes através de análise físico-química e bacteriológica. No último dia 13 de fevereiro, a Divisa emitiu novo laudo, referente ao bebedouro da Escola Municipal Antônio de Sousa Pedroso, atestando, também, a qualidade da água por meio de análise físico-química e bacteriológica, com ausência de coliformes.


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está realizando a fiscalização, o licenciamento e o monitoramento de atividades potencialmente poluidoras, como a criação de aves e outros animais nas margens dos igarapés que desaguam no Lago Verde, a partir da conclusão do Plano de Uso da Área de Preservação Ambiental (APA) e do Mapa de Utilização do Solo, autuando as atividades consideradas impactantes ambientalmente.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) está desenvolvendo ações de limpeza e coleta de resíduos domiciliares, com frequência diária, estabelecida pelo Município desde o mês de dezembro de 2014, com uso de caminhão coletor.
Para o carnaval, a Secretaria desenvolveu programação especial de limpeza pública na Praça do Sairé, Praça Sete de Setembro, orla de Alter do Chão e áreas de dispersão com uma equipe composta por 24 colaboradores, além de uma equipe permanente composta por 18 colaboradores, que atua na manutenção da limpeza pública na vila.Para o descarte de lixo, foi providenciada a colocação de 12 contêineres de 240 litros para a Praça do Sairé e quatro unidades de 240 litros na Praça Sete de Setembro.

Em relação ao número de banheiros públicos na vila balneária, a prefeitura disponibilizou quatro contêineres com seis banheiros cada, totalizando 24 (com fossa), além de quatro banheiros químicos na Praça do Sairé. Também foram colocados oito banheiros químicos na Ilha do Amor e quatro na Praia do Cajueiro, além de mais seis banheiros públicos na Praça Sete de Setembro e dois no Terminal de Passageiros. No total, 48 banheiros públicos estarão à disposição da população e dos visitantes em Alter do Chão.

DEPOIS DO JUSTO DESCANSO BLOG VOLTA A ATIVA.




Foram 99 dias de inatividade do Blog, Inicialmente a pausa se deu por uma especie de "trégua" politica, diante de insistentes recomendações, de que eu estava "pegando pesado". Depois, e aquela dificuldade de voltar a escrever, depois de um tempo parado. Pois bem já passou da hora de voltar, sobretudo também pelos insistentes pedidos, de que eu volte a atividade. Ja voltei e voltei pra valer. Aproveito para dizer que, embora não tenha sofrido tentativas de invasões por parte de kaquers, quase tive uma crise de risos, ao descobrir que tentaram descobrir a senha de acesso ao blog, Provavelmente os mesmos "bundas alugadas" Todos os apreciadores e desapreciadores, usufruam a vontade o retorno das atividades do blog.